O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e o embaixador de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger, durante reunião para assinatura de acordo de serviços aéreos entre os dois países, no Palácio Itamaraty, em Brasília. Crédito: Divulgação. 22.11.2018.

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e o embaixador de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger, assinaram nesta quinta (22) um acordo na área de serviços aéreos entre os dois países. O texto foi negociado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em coordenação com o Ministério dos Transportes e o Itamaraty.

O acordo, que será submetido à aprovação do Congresso Nacional, estabelece normas para multiplicar as rotas aéreas entre as duas nações. Atualmente, ainda não há operação de voos de passageiros entre Brasil e Luxemburgo, mas já existem serviços aéreos de carga, com ligação para as cidades de Campinas (SP), Curitiba (PR), Manaus (AM), Petrolina (PE) e Rio de Janeiro (RJ). Em nota, o MRE ressalta que o novo marco regulatório “é essencial para o planejamento da expansão da oferta de serviços aéreos, fator que é importante para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro”.

Neste ano, o Brasil retomou negociações para a atualização ou a assinatura de novos acordos sobre serviços aéreos com países da União Europeia. O texto firmado com Luxemburgo é o primeiro resultado desse processo negociador, que continua a ser feito com outros países europeus.

Deixe um comentário