Da esquerda para a direita: o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge; o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e José Roriz Coelho, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, durante recepção a empresários da FIESP, em Xangai (China). Crédito: Divulgação

Brasília – O chanceler Aloysio Nunes Ferreira participou nesta segunda-feira (5)  da inauguração da feira “China International Import Expo” (CIIE), em em Xangai. Iniciativa do governo chinês para promover negócios de empresas estrangeiras em seu mercado doméstico. Demonstração de abertura econômica ao mundo, o evento vai até o próximo dia 10 e destaca-se como medida pragmática contra o protecionismo no comércio internacional.

A CIIE representa oportunidade de acesso ao mercado de consumo doméstico chinês, que nos próximos cinco anos deverá importar mais de US$ 10 trilhões em produtos e serviços.

Como destacou Aloysio Nunes na inauguração do pavilhão da Apex-Brasil na feira, o evento é um símbolo da nova fase da economia chinesa, que confere ênfase ao mercado doméstico e cria oportunidades para a inserção de novos produtos brasileiros na pauta do comércio bilateral.

Ele também ressaltou as boas relações políticas entre Brasil e China, as quais refletem convergência na valorização do multilateralismo, no apego às regras internacionais de comércio e na oposição ao protecionismo. Essa convergência política favorece a aproximação comercial e gera oportunidades para o setor privado.

Um dos 12 países homenageados no evento de Xangai, que conta com a participação de mais de 80 países, o Brasil trouxe à CIEE de Xangai uma delegação de 120 empresários, com mais de 90 empresas expositoras. Há cinco pavilhões brasileiros, num total de 1.401m². Além do pavilhão nacional, há espaços especificamente dedicados a alimentos e bebidas; bens de consumo, incluindo  confecções  e calçados; serviços (games, tecnologia, esporte, audiovisual e franquias); e equipamentos médicos.

Xangai propicia ocasião ímpar para a apresentação de campanha de imagem “Be Brasil”, da Apex-Brasil, que reforça os atributos brasileiros de sustentabilidade, criatividade, inovação e diversidade.

Também integraram a delegação brasileira os ministros Blairo Maggi (MAPA) e Marcos Jorge de Lima (MDIC).

Deixe um comentário