O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e o chanceler do Chile, Roberto Ampuero, durante reunião no Palácio Itamaraty, em Brasília. (Crédito: Divulgação).

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreirra, confirmou nesta quarta-feira (18) que o presidente do Chile, Sebastián Piñera, fará visita oficial ao Brasil no próximo dia 27 de abril. A declaração foi feita durante a visita do chanceler chileno, Roberto Ampuero, ao Palácio Itamaraty, em Brasília.

“O chanceler Ampuero escolheu o Brasil para sua primeira viagem internacional, sua primeira visita bilateral. Isto é emblemático da excelente qualidade das relações entre nossos países”, ressaltou o brasileiro. O ministro do Chile, por sua vez, destacou a importância da parceria comercial com o Brasil e também reforçou o apoio de seu país para que Brasília faça parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Entre os assuntos da reunião dos chanceleres, a discussão para a assinatura de acordo de contas públicas que, de acordo com Aloysio Nunes, “incorpora elementos muito mais avançados que a simples questão tarifária”. Também foi discutido o projetor do Corredor Bioceânico, já em construção, que ligará Porto Murtinho (MS) aos portos no norte do Chile

O Chile é o segundo maior sócio comercial brasileiro na América do Sul. No ano passado, a corrente comercial foi de US$ 8,5 bilhões – um aumento de 22% em relação ao valor registrado em 2016. “Com a retomada da economia brasileira, este comércio vai seguramente se expandir ainda mais”, afirmou o ministro do Brasil.

Deixe um comentário