Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Maputo -​ O governo de Moçambique anunciou nesta quinta (11) ​a abertura do mercado de seu país para a importação do frango brasileiro. A notícia foi dada pelo vice-ministro de Indústria e Comércio moçambicano, Ragendra de Sousa, durante visita do chanceler Aloysio Nunes Ferreira ao país.

​”É uma excelente notícia para o Brasil, excelente notícia para os produtores e exportadores de frango. Vocês [moçambicanos] tenham certeza de que vão continuar comendo frango de excelente qualidade”, afirmou o ministro brasileiro das Relações Exteriores. ​

​Em sua ida a Maputo, Aloysio Nunes também participou da abertura do Seminário Empresarial Brasil-Moçambique, que reuniu representantes da iniciativa privadas das duas nações. “[Ambos] os governos criam condições favoráveis: segurança jurídica, regulação séria. Agora, cabe aos empresários identificar entre eles as suas afinidades e onde podem se associar para dinamizar as relações econômicas”, ressaltou.

Ainda nesta quinta, os governos assinaram acordos bilaterais. Um deles garante direitos recíprocos para brasileiros e moçambicanos junto à Previdência Social dos países. Também foi assinado mecanismo de consulta política permanente, além de uma cooperação trilateral com o Banco Mundial na área de gestão de recursos naturais.

Moçambique é o maior parceiro de cooperação do Brasil, com projetos nas áreas de saúde, agricultura, educação e formação profissional. “​A minha visita tem como objetivo energizar estes mecanismos do lado brasileiro. Quando a gente faz uma visita, coloca nossas equipes para trabalhar ainda com mais afinco na concepção dos objetivos estabelecidos”, enfatizou o ministro.

Deixe um comentário