Lisboa – Em coletiva à imprensa em Lisboa, onde se reuniu com o ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, o chanceler Aloysio Nunes Ferreira afirmou que o sistema eleitoral brasileiro é absolutamente seguro.

“As nossas eleições foram, pela primeira vez, acompanhadas por uma missão da Organização dos Estados Americanos. Presente no País há três meses, tem todo o apoio das autoridades.”

Ele lembrou que as urnas permitem que os mais de 140 milhões de eleitores tenham conhecimento do resultado do pleito para, por exemplo, senadores e deputados duas ou três horas depois de encerradas as votações.

“Há, em um país tão grande, uma ou outra urna que apresentam problemas, mas que são imediatamente solucionados. Há urnas levadas por barco para lugares mais distantes que funcionam por meio de energia solar.”

O chanceler disse que o sistema eleitoral brasileiro foi escrutinado em diversas ocasiões, inclusive agora pela missão da OEA. “É motivo de orgulho o Brasil ter um sistema eleitoral confiável.”

 

Deixe um comentário